terça-feira, 2 de junho de 2009

Alunos do 6º e 7º ano vão ao zoológico para aprender sobre a importância dos zoológicos na conservação das espécies














A Fauna mundial sofre, dia a dia, agressões das mais variadas. A diminuição dos ecossistemas naturais, o comércio ilegal de animais silvestres, a caça predatória, o aumento da poluição em todos os seus níveis, entre tantos, contribuem nessa agressão. Diferentes tipos de instituições se especializam em manter e reproduzir essas espécies, de forma legal e com objetivos concretos.
Os Parques Zoológicos, abertos para a visitação pública, têm uma importância muito grande nesses processos. A manutenção de espécies ameaçadas de extinção, com objetivos de reprodução, aumentando as populações possibilita que aumente o conhecimento acumulado sobre essas espécies. Isso é básico para possibilitar que se criem programas de reintrodução de animais na natureza, nascidos em cativeiro.
Além disso, sempre tem como objetivo o bem-estar dos animais, e esse bem-estar pode ser medido, também, pelos índices de reprodução das espécies mantidas em cativeiro. A reprodução, em qualquer espécie animal, é uma das primeiras funções fisiológicas bloqueadas pelos indivíduos, quando qualquer necessidade básica não estiver sendo atendida. Então, se uma espécie apresentar bons índices de reprodução em cativeiro, é sinal que está bem adaptada, com alimentação e cuidados básicos bem atendidos. Outra contribuição importante é através da educação da população, criando uma consciência ecológica de que é preciso poupar nossos recursos naturais, respeitar nossas espécies animais e vegetais, e diminuir a poluição em todos os níveis.O conhecimento do comportamento desses animais também é muito importante.
A observação dos animais em vida livre é de fundamental importância para a manutenção de qualquer espécie em cativeiro. Programas de monitoramento de animais em vida livre são importantes pelas informações que trazem sobre a biologia dessas espécies, para que seja possível aproximar o cativeiro das condições naturais. Muitas agressões foram cometidas às primeiras espécies que o homem tentou criar, ao longo da história dos Zoológicos, durante séculos, por falta desse conhecimento.Ao visitar um Zoológico, a pessoa deve, antes de sentir pena dos animais confinados, saber que eles fazem parte de um processo que pode auxiliar na proteção de seus congêneres que estão livres, que ali os animais recebem alimentação adequada, cuidados médicos e sanitários que não receberiam na natureza, onde também teriam que enfrentar seus predadores naturais.
Embora existam inúmeras instituições de diferentes níveis, não existe o Zoológico perfeito. Em cada um, sempre haverá melhorias a serem feitas nos recintos, no acesso do público, espécies diferentes a serem expostas, etc.É importante que a população saiba, que cada atitude em favor do meio ambiente, por menor que seja, é importante para toda a fauna. Mesmo que seja facilitando a reciclagem de lixo, utilizando produtos reciclados, regulando o motor dos automóveis para diminuir a emissão de resíduos, denunciando o comércio ilegal de animais silvestres, colaborando com a limpeza urbana, entre tantas outras pequenas ações.
Realizamos uma visita ao zoológico do 72 BI de Petrolina -Pe, com os nossos alunos do 6º e 7º ano e depois foi feita uma atividade de conscientização ecológica e de aprendizagem na disciplina de Ciências com o Profº Sandro.
Qualquer atitude que proteja nossa ecologia é bem vinda.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário