quarta-feira, 23 de setembro de 2009

FOTOS DOS MELHORES MOMENTOS DA NOSSA IV GINCANA

JUAZEIRO DE CULTURA E MISTURAS
INTERPRETAÇÃO DOS NOSSOS ALUNOS

PINTURA CORPORAL

A CARREATA DA ALEGRIA

INTERVENÇÕES URBANAS



Gincana Cultural do Colégio Objetivo – Edição 2009

Tema: Juazeiro de Culturas & misturas.

Juazeiro é um município brasileiro do estado da Bahia. Localizada na região sub-média da bacia do Rio São Francisco, na divisa com o estado de Pernambuco, a cidade se destaca pela agricultura irrigada que se firmou na região graças ao advento das águas do rio São Francisco e por ser a quarta maior cidade da Bahia. É conhecida como a Terra da Alegria, pois tem um povo que esbanjar alegria e receptividade a todos que chegam à cidade.
As figuras marcantes no artesanato regional são as carrancas, usadas pelas embarcações que subiam e desciam o São Francisco. Seu nome se origina dos pés de juazeiro, uma árvore típica da região.
O município de Juazeiro, no norte do estado da Bahia, implantado à margem direita do Velho Chico, situa-se no ponto exato onde ocorria o cruzamento de duas importantes e estratégicas estradas interiores do Brasil. A primeira, fluvial, representada pelo Rio São Francisco, integrando o norte ao sul. A segunda, um caminho das bandeiras, aberto pelos paulistas, sob o comando de Domingos do Sertão, pelos baianos sob o comando de Garcia d'Ávila II, pelos pernambucanos sob o comando de Francisco Caldas e pelos portugueses sob o comando de Manuel Nunes. Somente no fim do século XVII, à sombra protetora da árvore - mãe do sertão, o juazeiro, começa a surgir o que hoje se constitui num dos mais importantes núcleos urbanos do interior nordestino.
Foi criado em 1833, sendo que desde 1596 seu território já era percorrido pelo bandeirante Belquior Dias Moreira. Em 1706, chegava à região uma missão são-franciscana para catequizar os índios da região. Ergueram um convento e capela com uma imagem da Virgem que, de acordo com a lenda local, fora encontrada em grutas das imediações, por um indígena. Deu-se ao local o nome de Nossa Senhora das Grutas do Juazeiro, que deu origem à atual sede do município.
Juazeiro, sucessivamente, elevada à categoria de vila, posteriormente, comarca, e transforma-se pela Lei n.º 1.814 de 15 de julho de 1878, em cidade.
Localizada à margem direita do Rio São Francisco, no extremo norte da Bahia, ligada à cidade de Petrolina, pela ponte Presidente Dutra.
Entre as atrações turísticas da cidade pode-se destacar a orla fluvial, o navio "Vaporzinho", o Museu do São Franscisco, a Ponte Presidente Dutra, o Parque da Lagoa do Calú, a Estátua Nego D'água.
A Orla fluvial é muito movimentada. Apresenta uma rede de bares e restaurantes movimentados onde pode-se apreciar a beleza do rio São Francisco.
O Vaporzinho foi o primeiro navio a vapor que navegou no Velho Chico, tendo sido importado dos EUA, antes de navegar nessa região ribeirinha fazendo o trecho Juazeiro-BA/Pirapora-MG, navegou no rio Mississipi, nos Estados Unidos. Localizado na orla fluvial da cidade, é um monumento que homenageia os navegantes e a navegação que foram o eixo fundamental para o desenvolvimento da cidade.
O Museu do São Francisco, recentemente, foi restaurado apresenta um acervo rico da história da cidade e do rio São Francisco.
A Ponte Presidente Dutra foi inaugurada no ano de 1950, foi construída para ligar as cidades de Juazeiro-BA/Petrolina-PE, sendo hoje o maior eixo rodoviário do interior da região nordeste. Atualmente está paasando por um processo de ampliação.
O Parque da Lagoa do Calú é um parque multimodal de lazer e entretenimento.
A estátua Nego D'água está localizada dentro do rio São Francisco, na márgem juazeirense. É uma homenagem juazeirense às lendas e folclores do rio e dos ribeirinhos.
Calendário de festas
Fevereiro: "CARNAVAL DE JUAZEIRO", Carnaval antecipado da cidade.
Março: Via Sacra.
Abril: Maratona Tiradentes.
Maio: Padroeira de Carnaíba, Festival Programa ArtEducação.
Junho: Padroeira de Abóbora, São João, Padroeira de Juremal, São Pedro.
Julho: Aniversário de Juazeiro, FENAGRI - Feira Internacional da Agricultura Irrigada.
Agosto: Semana do Folclore.
Setembro: Desfile Cívico-militar de 7 de setembro, Festa de Nossa Senhora das Grotas.
Dezembro: Festival integrado de artesanato, Projeto cantos natalinos, Auto de natal, Reveillon da cidade.
Apesar da deficiência na infra-estrutura urbana, a cidade de Juazeiro apresenta características agradáveis que garantem a qualidade de vida da população, tais como a presença de praças bem arborizadas, a qualidade atmosférica no centro proporcionado pela preservação de características interionanas como a manutenção do fluxo de ar devido a ausência de edifícios e altas construções, além de tudo, a população local tem como característica a hospitalidade e a diversão que é facilmente comprovada em festas e comemorações populares.
Baseada nesta história maravilhosa sobre a nossa terra, resolvemos realizar uma gincana que foi um evento espetacular, com a participação dos nossos alunos e a comunidade.

CORUJÃO OBJETIVO

Corujão de Revisão para o ENEM 2009

Dia 01/10/2009 a partir das 22:00hs.

Tire suas dúvidas!!!


Valor: R$ 10,00 (Incluindo lanche)

Inscreva-se pelo fone: (74) 3611-4769

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

LISTA DE CLASSIFICADOS

SIMULADO ABERTO ENEM 2009 - OBJETIVO


Divulgada a lista dos 50 primeiros classificados no Simulado ENEM - Objetivo.

Por problemas na postagem da relação, os canditatos deverão comparecer à sede do Colégio Objetivo Juazeiro à Rua José Petitinga 03A, Santo Antonio, onde poderão ter acesso à lista que está exposta. Ou se preferir, solicitar o envio da lista por e-mail, enviando o endereço de destino para:
IMPORTANTE:

- Os 10 primeiros classificados, para que recebam a premiação devida de acordo com o regulamento, terão que até o dia 21/09/2009 às 17hs, entregar documentação de identificação e comprovação de escolaridade (Ensino Médio completo ou 3º ano do Ensino Médio em curso).

-Maiores informações: 74-3611-4769