sexta-feira, 26 de junho de 2009

SÃO JOÃO É TRADIÇÃO...E TRADIÇÃO É COM A GENTE...

O mês de Junho é caracterizado por danças, comidas típicas, bandeirinhas, além das peculiaridades de cada região. É a festa junina, que se inicia no dia 12 de Junho, véspera do Dia de Santo Antônio e encerra no dia 29, dia de São Pedro. O ponto mais elevado da festa ocorre entre os dias 23 e 24, o Dia de São João. Durante os festejos acontecem as quadrilhas, os forrós, leilões, bingos e os casamentos caipiras. A tradição de comemorar o dia de São João veio de Portugal, onde as festas são conhecidas pelo nome de Santos Populares e correspondem a diversos feriados municipais: Santo Antônio, em Lisboa; São Pedro, no Seixal; São João, no Porto, em Braga e em Almada. O nome “junina” é devido à sua procedência de países europeus cristianizados. Os portugueses foram os responsáveis por trazê-la ao Brasil, e logo foi inserida aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras. A festa de São João brasileira é típica da Região Nordeste. A canjica e a pamonha são comidas tradicionais da festa na região, devido à época ser propícia para a colheita do milho. O lugar onde ocorrem os festejos juninos é chamado de arraial, um espaço ao ar livre cercado ou não, e onde há barracas ou um galpão adaptado para a festa. O Colégio Objetivo de Juazeiro – Ba realizou uma linda festa de São João no dia 18 de junho de 2009, com várias apresentações realizadas pelos alunos, a escolha da rainha do milho, dança com os pais, barracas com comidas típicas, sanfoneiros e a Banda Fogo de Mulher.A festa junina foi um sucesso, muito elogiada pelos pais dos alunos, que também aproveitaram e se divertiram juntos com os seus filhos.
Agradecemos a todos que participaram deste evento que foi um sucesso.
SANFONEIROS- QUANTA ANIMAÇÃO!!
MÃES EM CONFRATERNIZAÇÃO

NOSSA RAINHA DO MILHO RAYANA

NOSSA 1ª PRINCESA DO MILHO CAMILA

NOSSA 2ª PRINCESA DO MILHO BEATRIZ

CANJICA, ARROZ DOCE, MUNGUNZA...

OLHA QUANTA COMIDA DELICIOSA!

BARRACAS COM AS COMIDAS TIPICAS

BARRACAS COM AS COMIDAS TIPICAS

AS CANDIDATAS A RAINHA DO MILHO - LINDAS

A LINDA NOIVA DA QUADRILHA DO ENSINO FUNDAMENTAL II

A QUADRILHA DO 6º E 7º ANO- ARRAIA FLOR DO SERTÃO

PISADINHA DO SERTÃO - MARAVILHOSA

OLHA AS MENINAS D0 2º ANO - DANÇA COUNTRY

AS GAROTAS DA DANÇA COUNTRY

QUADRILHA DO ENSINO MÉDIO - MUITA ANIMAÇÃO

3º ANO EM AÇÃO NA BARRACA DOS JOGOS
QUADRILHA DO ENSINO MÉDIO - BOM DEMAIS

OS NOIVOS DO ENSINO MÉDIO




















SIMULADO ABERTO ENEM 2009


REGULAMENTO

SIMULADO ABERTO ENEM 2009

1.O Simulado aberto ENEM, promovido pelo Colégio Objetivo Juazeiro-BA, é aberto a estudantes matriculados no Ensino Médio ou que tenham concluído o Ensino Médio.

2.As inscrições ocorrerão no período compreendido entre 16/06 e 03/07/2009.

3.Para participar deste simulado, é necessário fazer a inscrição no valor de R$ 5,00 (cinco reais) na unidade do Objetivo Juazeiro ou com os monitores autorizados pelo Objetivo.

4.O simulado será realizado nos seguintes dias e horários:

25/07/2009 (sábado), das 13 às 18h
26/07/2009 (domingo), das 8 às 13h.


Horário de Brasília, no Colégio Objetivo Juazeiro.

5.As provas apresentarão o novo formato proposto para o ENEM contendo uma proposta de redação e 180 questões objetivas de múltipla escolha, divididas em quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matematica e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

6.No dia da prova, o estudante deverá estar de posse de sua carteira de identidade original e da ficha de inscrição no Simulado Aberto ENEM, sendo desclassificado caso não apresente esses documentos.

7.Outro fator de desclassificação no simulado será o atraso para o início da prova. Recomenda-se que o estudante se apresente com antecedência mínima de 30 (trinta) mi­nutos em relação ao início da prova, conforme os horários indicados no item 4.

8.Após o término da prova o gabarito será divulgado no blog do Objetivo (http://www.colegioobjetivojuazeiro.blogspot.com). A resolução comentada será feita pelos professores do Curso Pré-vestibular Objetivo na primeira semana de aula.

9.A divulgação do resultado será realizada até 30/08/2009, sendo os estudantes premiados notificados através de telefonema ou e-mail.

10.Os dados do desempenho de cada candidato estarão disponíveis no blog após a divulgação dos resultados.

11.Os candidatos mais bem classificados receberão os prêmios especificados a seguir:

1ºclassificado – 01 Moto zero km
2ºclassificado – 01 computador LCD
3ºclassificado – 01 celular MP10
4ºclassificado – 01 MP4
5º classificado – 01 Microssisten
6º classificado – 01 Pendrive 2GB
7º classificado – 01 Bolsa Tranversal Objetivo Line
8º classificado – 01 Squise + porta squise
9º classificado – 01 Kit Material Objetivo
10º classificado – 01 Calculadora Científica

Além de descontos especiais no Objetivo para os mais bem colocados.
12.No caso de notas idênticas, o desempate será determinado pela seguinte ordem de critério:

1.º - Maior nota na prova de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias.
2.º - Maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias.
3.º - Maior idade do candidato.

13.O candidato que tiver matrícula efetuada em qualquer curso de nível superior, independentemente da situação da matrícula, será automaticamente desclassificado.

14.Alunos matrículados na 1ª ou 2ª série do Ensino Médio, poderão participar das provas, a título de experiência, mas não poderão concorrer à premiação do simulado exposta no ítem 11.

15.Os prêmios serão entregues diretamente sede do Objetivo, até 60 dias contados a partir da divulgação do resultado, sendo que a prescrição do direito aos prêmios será de 180 dias contados a partir da divulgação dos resultados.

16.A relação dos premiados será afixada na unidade do Objetivo e também divulgada pela internet, no blog do Objetivo.

17.Excluem-se de participação na presente promoção cultural os prepostos com função de gestão, sócios, acionistas e funcionários do Colégio e do Curso Objetivo, bem como de suas empresas coligadas e demais patrocinadores.

18.Os contemplados estão sujeitos a ceder seus nomes, imagens, bem como “som de voz” ao Objetivo e demais patrocinadores, de forma integralmente gratuita, com vistas à divulgação do resultado deste evento promocional, bem como com relação a quaisquer filmagens, fotografias e gravações que tenham por objetivo o reforço da campanha promocional.

19.Serão sumariamente desclassificados candidatos cujas inscrições estiverem preenchidas em desacordo com as disposições constantes do presente regulamento.

20.Ao se inscreverem para a referida promoção cultural, os estudantes concordam tacitamente com todas as normas contidas no presente regulamento, sendo os casos omissos e as dúvidas porventura suscitadas solucionados pelos realizadores desta promoção.

Mais informações ou contatos, pelo fone (74)3611-4769 po pelo e-mail:

terça-feira, 2 de junho de 2009

ACOLHIDA DOS ALUNOS DA 5ª SÉRIE/6º ANO







Visando proporcionar aos alunos momentos que favoreçam tranqüilidade e segurança na passagem da 4ª série do Ensino Fundamental I para a 5ª série do Ensino Fundamental II, o Serviço de Orientação Educacional planejou as seguintes atividades de integração, informação e conhecimento: - Preparação das turmas de alunos novatos da 5ª série sensibilizando-os para a acolhida no colégio. - Confecção de cartazes pelos alunos das 5ª séries expressando o sentimento de chegada no colégio. – A Psicóloga Catalina fez o acompanhamento deste processo de transição- Encontro para esclarecimento de dúvidas e exposição de trabalhos para maior conhecimento e informações sobre a 5ª série. –Resultado do acompanhamento: os nossos alunos estão bem adaptados no Colégio Objetivo.



A acolhida foi realizada no mês de março.






Alunos do 6º e 7º ano vão ao zoológico para aprender sobre a importância dos zoológicos na conservação das espécies














A Fauna mundial sofre, dia a dia, agressões das mais variadas. A diminuição dos ecossistemas naturais, o comércio ilegal de animais silvestres, a caça predatória, o aumento da poluição em todos os seus níveis, entre tantos, contribuem nessa agressão. Diferentes tipos de instituições se especializam em manter e reproduzir essas espécies, de forma legal e com objetivos concretos.
Os Parques Zoológicos, abertos para a visitação pública, têm uma importância muito grande nesses processos. A manutenção de espécies ameaçadas de extinção, com objetivos de reprodução, aumentando as populações possibilita que aumente o conhecimento acumulado sobre essas espécies. Isso é básico para possibilitar que se criem programas de reintrodução de animais na natureza, nascidos em cativeiro.
Além disso, sempre tem como objetivo o bem-estar dos animais, e esse bem-estar pode ser medido, também, pelos índices de reprodução das espécies mantidas em cativeiro. A reprodução, em qualquer espécie animal, é uma das primeiras funções fisiológicas bloqueadas pelos indivíduos, quando qualquer necessidade básica não estiver sendo atendida. Então, se uma espécie apresentar bons índices de reprodução em cativeiro, é sinal que está bem adaptada, com alimentação e cuidados básicos bem atendidos. Outra contribuição importante é através da educação da população, criando uma consciência ecológica de que é preciso poupar nossos recursos naturais, respeitar nossas espécies animais e vegetais, e diminuir a poluição em todos os níveis.O conhecimento do comportamento desses animais também é muito importante.
A observação dos animais em vida livre é de fundamental importância para a manutenção de qualquer espécie em cativeiro. Programas de monitoramento de animais em vida livre são importantes pelas informações que trazem sobre a biologia dessas espécies, para que seja possível aproximar o cativeiro das condições naturais. Muitas agressões foram cometidas às primeiras espécies que o homem tentou criar, ao longo da história dos Zoológicos, durante séculos, por falta desse conhecimento.Ao visitar um Zoológico, a pessoa deve, antes de sentir pena dos animais confinados, saber que eles fazem parte de um processo que pode auxiliar na proteção de seus congêneres que estão livres, que ali os animais recebem alimentação adequada, cuidados médicos e sanitários que não receberiam na natureza, onde também teriam que enfrentar seus predadores naturais.
Embora existam inúmeras instituições de diferentes níveis, não existe o Zoológico perfeito. Em cada um, sempre haverá melhorias a serem feitas nos recintos, no acesso do público, espécies diferentes a serem expostas, etc.É importante que a população saiba, que cada atitude em favor do meio ambiente, por menor que seja, é importante para toda a fauna. Mesmo que seja facilitando a reciclagem de lixo, utilizando produtos reciclados, regulando o motor dos automóveis para diminuir a emissão de resíduos, denunciando o comércio ilegal de animais silvestres, colaborando com a limpeza urbana, entre tantas outras pequenas ações.
Realizamos uma visita ao zoológico do 72 BI de Petrolina -Pe, com os nossos alunos do 6º e 7º ano e depois foi feita uma atividade de conscientização ecológica e de aprendizagem na disciplina de Ciências com o Profº Sandro.
Qualquer atitude que proteja nossa ecologia é bem vinda.
















VIAGEM A JUAZEIRO DO NORTE - CE (29 DE MAIO DE 2009)




























INTERCÂMBIO ENTRE O COLÉGIO OBJETIVO DE JUAZEIRO – BA
E O COLÉGIO OBJETIVO DE JUAZEIRO DO NORTE – CE.

No dia 29 de maio de 2009, os alunos do Colégio Objetivo de Juazeiro – Bahia partiu as 05h30min rumo a Juazeiro do Norte, para trocarem experiências, uma iniciativa que tem como objetivo maior, a aprendizagem do aluno, a melhora da sua auto-estima, o amadurecimento, enfim um crescimento de uma forma geral.
Neste evento participaram 39 alunos e 03 professores e o diretor do colégio, este intercâmbio incentiva os nossos alunos adolescentes a trabalhar em prol da própria escola, incentivando as habilidades e responsabilidades desses alunos.
O projeto desenvolveu quatro eixos: a educação física e o intercambio entre as escolas; o desenvolvimento do esporte, esporte e cidadania e a troca de conhecimentos culturais.
Foram realizados jogos de futsal entre os alunos dos colégios representados, disputando as seguintes categorias:
Pré - mirim - O Colégio Objetivo de Juazeiro- Ba perdeu de 3x2 para o Juazeiro do Norte - Ce;
Mirim - O Colegio Objetivo de Juazeiro - Ba ganhou de 8x4 do Juazeiro do Norte - Ce;
Infantil- O Colégio Objetivo de Juazeiro - Ba ganhou de 6x1 do Juazeiro do Norte - Ce;
Resultando em duas vitórias para o Colégio Objetivo de Juazeiro - Ba e 01 vitória para o Colégio Objetivo de Juazeiro do Norte - Ce.
Além das atividades esportivas, foi realizado competição entre os alunos de xadrez e atividades culturais, onde os alunos visitaram o Museu de Luiz Gonzaga, o Balneario de Caldas em Barbália.
De acordo com o relato dos alunos foi uma experiência maravilhosa.
Parabenizamos a todos por cada conquista neste evento.
































FEIRA DE LEITURA


COLÉGIO OBJETIVO DE JUAZEIRO – BA
ACONTECE....Alunos realizam Feira de Leitura

Projeto estimula os estudantes a lerem, e analisarem criticamente a diversidade de gêneros textuais.
Cerca de duzentos alunos do Colégio Objetivo de Juazeiro – Ba, localizada no Bairro Santo Antonio, participaram, hoje , da 1ª Feira de Leitura, motivando os estudantes a lerem, interpretarem e analisarem criticamente a diversidade de gêneros textuais e obras literárias.Na ocasião, houve exibição de murais com notícias recortadas de jornais, apresentações teatrais, danças e elaboração de livros e jornais produzidos pelos estudantes.
Integração
Para o Ensino Médio na area da Língua Portuguesa, todo o trabalho desenvolvido visou integrar os diversos projetos de incentivo à leitura, enfatizando, especialmente, as matérias de teor jornalístico , atualidades, cronicas e romances literarios.
Para o Ensino Fundamental II na area da Língua Portuguesa, todo o trabalho desenvolvido visou integrar a diversidade textual, no incentivo a leitura de forma dinâmica e prazeirosa, enfatizando, especialmente os textos das revistas de quadrinhos, a literatura de cordel, os contos e fabulas , poesias.Com isso, cria-se, uma motivação a mais para o aprimoramento do Português, além de se incentivar um conhecimento extensivo a outras disciplinas, como Matemática, Física, Química, História e Geografia.
“Nossa preocupação é trabalhar a capacidade leitora do aluno, fazendo com que sinta parte do que acontece no mundo e as implicações que as notícias geram em diferentes campos do conhecimento”, ressaltou Cássia ( Coordenadora Pedagógica).